CRAS realiza oficina sobre as várias utilizações do bambu

Publicado em 25/07/2014

Neste sábado, 19/07/2014 foi realizado um workshop, organizado pelo CRAS (Centro de referência em Assistência Social) sobre a utilização do bambu, além dos moradores locais, a oficina reuniu artesões e pessoas interessadas pelo tema das cidades de Arceburgo, Bom Jesus da Penha, Jacuí, Juruaia, Guaxupé e Monte Santo de Minas.
O evento contou com a presença do pesquisador João Nunes da cidade de Bertioga, litoral de São Paulo. Nunes já viajou por vários países e citou que em uma viagem à Colômbia, descobriu o potencial do bambu. Ele possui uma fazenda em Mogi das Cruzes – SP, onde cultiva várias espécies de bambu.
Sua vinda a São Pedro da União teve como objetivo principal, difundir técnicas de aplicação de materiais ecológicos e renováveis. “Queremos desenvolver projetos e ensinar as pessoas a trabalhar com o bambu no Brasil. Enquanto a China, que tem grande demanda de bambu, deve expandir este território”, explicou o pesquisador. João Nunes, disse ainda que o Brasil não possui a cultura de usar o bambu como alguns países asiáticos, mas que as pessoas devem aprender o manejo da planta. “O bambu pode ser utilizado para fabricar desde papel até tábuas. Cada espécie tem uma utilidade. O problema é que as pessoas cortam as plantações de bambu sem ter o conhecimento do manejo da planta. O bambu cresce rápido e, se manejado adequadamente, não é preciso replantar”, completou. O bambu também pode ser utilizado na fabricação de tijolos, fibras de tecidos, alimentos, construção de casas, quiosques, estábulos, entre outros. Mas segundo João Nunes, o grande negócio é usá-lo para substituir a madeira. “Isso evita o desmatamento e o bambu é uma planta auto-renovável e auto-sustentável”, afirmou.
. O grupo ficou convicto que esse primeiro encontro foi dinâmico e muito produtivo, rico de privilegiadas informações. A semente foi lançada e reunir-se mais vezes, será de fundamental importância para concretizar esse projeto em nossa região, que servirá como geração de emprego e renda para as famílias envolvidas.

FONTE: Prefeitura Municipal de São Pedro da União – MG - Gestão 2013/2016