Caminhão da Mamografia chega a São Pedro da União.

Em 07/03/2017 - Caminhão da Mamografia chega a São Pedro da União.

Mulheres com idade acima de 40 anos, e moradoras da zona rural – são o público-alvo da primeira campanha da Secretaria Municipal de Saúde contra o câncer de mama. A partir de 06 de Março, segunda-feira, o “Caminhão da Mamografia” estará em São Pedro da União - MG para suprir a demanda reprimida de exames. A expectativa é de que mais de 150 agendamentos sejam realizados nos dias de mobilização.

Para ter acesso à mamografia, as mulheres que estão na faixa etária preconizada precisam ir até a secretaria da saúde para realização da mamografia, na data marcada a paciente deve estar munida do Cartão do SUS devidamente conferido e atualizado, com todos os campos obrigatórios preenchidos.

Enquanto as mulheres esperam para realizar a mamografia, as equipes do P.S.F Biguatinga e P.S.F Sapreded realizam diversos trabalhos, como o "Cantinho da Beleza" pois, quem não gosta de receber cuidados e ficar ainda mais linda por fora e por dentro, cuidar da autoestima também é uma forma de prevenção. A enfermeira Sandra está realizando o exame citopatológico (Papanicolau), exame importante para prevenir o câncer do colo uterino e a equipe odontológica bucal estará realizando diversas ações voltadas para a saúde bucal.

O “Caminhão da Mamografia” ficará estacionado na sede da Secretária Municipal de Saúde, que fica na Rua Primeiro de Janeiro, nº. 267 , bairro Centro. Os resultados serão expedidos após 20 dias da consulta e o diagnóstico remetido às unidades em que foram solicitados os exames.

As mulheres após preencherem a requisição para o exame receberão dos agentes de saúde a confirmação para a realização do procedimento, que é de graça. Mais informações podem ser obtidas nas unidades de saúde de referência das pacientes.

O exame de mamografia é recomendado para mulheres a cada dois anos, conforme protocolo do Ministério da Saúde de 2016, como estratégia para rastreamento do câncer de mama. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura.

Caminhão da Mamografia