Buscar no site:

Alistamento Militar

Publicado em 21/06/2017
Por

O alistamento militar é obrigatório para todos os homens quando completam 18 anos. As inscrições para este ano já começaram e aqueles que nasceram no ano de 1999 devem comparecer à junta de serviço militar e realizar o alistamento. É indispensável se certificar das datas e dos documentos necessários para a inscrição e o alistamento.

O alistamento militar 2017 no Brasil começou em 2 de janeiro e vai até 30 de junho. É importante lembrar que é possível alistar-se em qualquer dia útil da semana e que não é necessário pagar nenhuma taxa.

Os documentos necessários são: Duas fotografia 3x4 recente, Certidão de Nascimento original, CPF original e RG original, comprovante de residência.

Após o alistamento, será anotado ou anexado no verso do Certificado de Alistamento Militar (CAM) a data de retorno à Junta de Serviço Militar, para que o jovem possa tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do Serviço Militar.

O alistamento é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar..